Blog Ir para Blog
DICAS: Jardim Vertical
Nossa dica de hoje é como um jardim vertical deixa o seu ambiente externo mais bonito, apostando nas plantas certas.
Quando você escolhe apenas um tipo de planta, os cuidados são mais fáceis. No entanto, um jardim vertical com flores variadas chama muito mais a atenção e acaba ficando mais atraente. A parede onde será’ instalado o jardim deve ser em uma área externa, tipo varanda, pois precisa ficar ao ar livre para evitar o problema de umidade e sujeira, pois muitas espécies soltam bastante folhas.
A parede e os vasilhames a ser instalada e plantada a vegetação deve ser pintada de uma cor escura, tipo marrom ou preta, assim vai esconder os vasinhos e realçar as plantas.
Para o jardim vertical deve selecionar plantas volumosas, como a samambaia, columeia, chifre de veado, ripsalis, aspargos pendentes, peperonia, para esconder os vasinhos. Lembrando que algumas espécies não podem tomar sol direto. Analise o local que quer instalar e pergunte ao florista antes de comprar.
Pregue na parede os vasinhos intercalados, pois você deve imaginar um espaço para o caimento da plantar. Assim não fica uma em cima da outra.
Um modelo bastante usual também é quando o jardim é nas pérgolas de madeiras, que podem ser os seguintes tipos: Jatobá, Cumaru e Itaúna até os paletes de madeira. Outra opção é o corpo metálico, de alumínio. Além de leve, requer menos manutenção. Para a construção da peça deve-se ter o cuidado de não danificar a impermeabilização do piso ao fixar os pilares, verificar a procedência da madeira e a capacidade da estrutura de suportar o peso das plantas que serão penduradas.
Já em ambientes internos, as orquídeas, bromélias, pingo de ouro, avencas, bêgonias, dinheiro em penca e chifre-de-veado formam um belo jardim. Essas plantas não precisam de tanta luminosidade nem água todos os dias.
E não podemos nos esquecer que é preciso paciência para esperar o jardim crescer e florir da maneira como quer. Caso queira dar volume e plantas que preenchem espaços, opte pelas ripsálias, aspargos pendentes e a renda portuguesa.
Com essas informações qualquer um poderá ter um lindo jardim vertical em casa mesmo e ficar mais perto da natureza!,
Fonte: Doutor Resolve